-
“Enquanto pressionava seus médicos, a Hapvida fortalecia seus laços ideológicos com o governo federal. Meses depois da história do estudo da Prevent Senior, foi a vez da empresa se aproximar do poder público por meio de Mayra Pinheiro, a Capitã Cloroquina. A conexão entre Mayra Pinheiro e Hapvida ocorre por meio de Geraldo Luciano, ex-Chief Financial Officer (CFO) e atualmente membro do Conselho de Administração do grupo. Ambos são aliados políticos – chegaram a ser cotados para compor uma chapa e concorrer à Prefeitura de Fortaleza pelo Partido Novo em 2020. No fim das contas, Luciano desistiu da candidatura por conta de seu cargo na Hapvida. Antes disso, em julho de 2020, Anderson Nascimento, diretor da Hapvida, participou de uma videoconferência com Pinheiro, representantes da Unimed e da Universidade Federal do Ceará para promover o tratamento precoce. Na ocasião, confirmou que a empresa havia distribuído os remédios gratuitamente aos seus usuários – até aquela data, 25 mil kits foram entregues (o mesmo número usado no ‘estudo’ conduzido pelo grupo). Poucos dias antes, em 29 de junho, o coronel Luiz Otávio Franco Duarte, secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, também presente no encontro virtual, escreveu um ofício à Fiocruz pedindo a ampla divulgação do tratamento precoce. O documento foi revelado pela jornalista Luiza Caires, do Jornal da USP. Depois de sua experiência de sucesso como aliada da Saúde na cruzada pró-cloroquina, a Hapvida foi recompensada com um lugar à mesa do alto escalão do empresariado que apoiava Bolsonaro. Em abril de 2021, seu dono, Cândido Pinheiro, participou de um jantar em São Paulo oferecido ao presidente – ao lado de nomes como José Roberto Maciel, CEO do SBT, Rubens Menin, da construtora MRV e do Banco Inter, que comprou a CNN, Flávio Rocha, da Riachuelo, além dos banqueiros David Safra, do Banco Safra, e André Esteves, do BTG Pactual” (p. 291-292).
-
Cloroquination
Descrição
Trecho do capítulo 8, “Por que tem gente lucrando com isso”, do livro Cloroquination, de Chloé Pinheiro e Flavio Emery, que aponta os laços políticos entre empresários da Hapvida e setores do governo Bolsonaro, como Mayra Pinheiro.
Até essa data, registravam-se 684.580 óbitos pela covid-19.
Dados do site https://covid.saude.gov.br
Informações Gerais
Descrição
Trecho do capítulo 8, “Por que tem gente lucrando com isso”, do livro Cloroquination, de Chloé Pinheiro e Flavio Emery, que aponta os laços políticos entre empresários da Hapvida e setores do governo Bolsonaro, como Mayra Pinheiro.
Tipo da evidência
Formato
Atores envolvidos
Agentes institucionais envolvidos
Página(s) do trecho selecionado
291 - 292
Número de óbitos registrados na época em que este fato aconteceu
684580
Dados da fonte de informação
Data da publicação
6 de setembro de 2022
Fonte de coleta (Dados da fonte de informação)
PINHEIRO, Chloé; EMERY, Flavio. Cloroquination: como o Brasil se tornou o país da cloroquina e de outras falsas curas para a covid-19. São Paulo: Paraquedas, 2022.